Na noite do 25 de junho de 2019, terça-feira, alunas e alunos do quinto período do curso de Administração da FESP apresentaram trabalhos onde utilizaram a Matriz BCG. A atividade foi desenvolvida para a disciplina de gestão de Marketing, ministrada pelo prof. Edison Luiz Dias. O objetivo dessa atividade é de aproximar o meio acadêmico do curso com os espaços empresariais e com isso criar uma identidade própria do aluno formado pela FESP.
Idealizada pelo fundador da Boston Consulting Group, Bruce Handrson, a Matriz BCG é uma ferramenta de análise gráfica com a finalidade de efetuar estudos de portfólio de mix de produtos ou de unidades de negócio, baseados no conceito de ciclo de vida de produtos.
Abaixo segue em texto as palavras do coordenador do curso de Administração, prof. Edison Luiz Dias, responsável pela atividade. Em áudio, seguem os relatos da aluna Solange Luiz Pinto e do aluno Daniel Matos Ferreira Jr.
“Cada vez mais entendemos que o principal propósito das escolas de Administração é prover o mercado com profissionais que estejam à altura de proporcionar resultados que agreguem valor real à aqueles que os contratam. Por outro lado, em sendo opção do futuro Administrador, entrar no mercado na desafiadora condição de empreendedor de seu próprio negócio, que o faça tendo total intimidade com os inúmeros recursos e ferramentas que possam gerar efetivos benefícios, sejam em patamar operacional, tático ou estratégico.
Desse modo, numa iniciativa pioneira e porque não dizer inédita, as avaliações dos alunos do quinto período do curso de Administração – disciplina de Gestão de Marketing, foram estruturadas em forma de banca de projetos, contando com a participação de profissionais de mercado, também formados em Administração. Pois esses, vivendo os múltiplos movimentos das marés do mercado em que atuam, podem nos prover com genuínos feedbacks sobre nossos programas e conteúdos aplicados em nossos alunos.
No âmbito dos acadêmicos, o ensaio realizado à partir da análise de cenários de desempenho de produtos por meio do uso da matriz BCG, propiciou a oportunidade de estarem frente a frente de experientes profissionais, adotando posturas apropriadas ao contexto do mundo dos negócios ao mesmo tempo em que experienciam e passam a fazer uso de recursos de gestão que os transferem para patamares superiores de compreensão do valor e importância do papel do Administrador.
Enfim Diogo, concluo que o desempenho desses jovem, face a exiguidade do tempo oferecida, fator esse típico do contexto real de mercado e das organizações, superou minhas previsões. Pude observar que atributos como: engajamento, criatividade e seriedade foram pauta constante em todos os estudos apresentados”.