A FESP tem reforçado seu compromisso com a formação profissional ao investir fortemente no pilar da Empregabilidade, estruturado por meio do Núcleo de Empregabilidade (NEMP). A iniciativa busca aproximar estudantes, egressos e comunidade das oportunidades do mercado de trabalho, consolidando a instituição como referência em qualificação profissional e orientação de carreira. 

Segundo a professora Lucélia Mildemberger, responsável pelo núcleo, “o NEMP tem como missão qualificar, apoiar e promover a inserção dos alunos e da comunidade no mercado de trabalho, desenvolvendo competências essenciais à empregabilidade e à trabalhabilidade”. Ela explica que o núcleo atua como “um hub de empregabilidade, conectando talentos às oportunidades certas, por meio de capacitação, orientação profissional, mentoria de carreira, eventos de networking e parcerias estratégicas.” 

Amplitude de serviços e diferenciais do NEMP 

homem-e-mulher jovem-analisam documento-de contrato-de trabalho

Foto: Freepik

Entre os atrativos que destacam a empregabilidade na FESP está a variedade de serviços oferecidos pelo núcleo.

“O NEMP se diferencia pela amplitude de ações direcionadas ao aumento da margem de empregabilidade e trabalhabilidade dos alunos, egressos e comunidade bem como as ações de aproximação destes, com o mercado.”, explica Lucélia. 

As iniciativas incluem atendimento personalizado, uma rede crescente de parcerias, tais como órgãos públicos (Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho, por exemplo), integradores de estágio (CIEE, IEL, Central do Estágio, entre outros), além do PAE (Programa de Acompanhamento do Egresso). O núcleo também promove eventos, simulações de entrevistas e processos seletivos customizados. 

Metodologias ativas e inovação integradas ao pilar de Empregabilidade 

A empregabilidade na FESP também se fortalece por meio de metodologias inovadoras. Conforme explica a professora, “a FESP investe em metodologias ativas que conectam teoria, prática e mercado de trabalho. É o caso, por exemplo, de espaços como o Laboratório Maker”. Além disso, programas como o Nano Way e trilhas de desenvolvimento contínuo ampliam a qualificação e estimulam o lifelong learning. 

Resultados do NEMP 

Desde o início, o NEMP tem avançado significativamente na aproximação dos alunos com o mercado de trabalho. Uma pesquisa com 282 estudantes da FESP ajudou a entender suas demandas e orientar ações estratégicas.

O programa ampliou parcerias em 2025: agentes integradores passaram de 3 para 10 e órgãos públicos de 1 para 5, aumentando também a oferta de estágios, com dezenas de vagas divulgadas semanalmente. O Programa PAE se consolidou, oferecendo benefícios e acompanhamento aos egressos. 

Entre fevereiro e novembro de 2025, 63 alunos foram atendidos, mais de 200 vagas divulgadas, 21 contratos de estágio assinados e 35 alunos participaram da oficina de LinkedIn, com feedbacks positivos que impulsionam melhorias contínuas. 

Como acessar o NEMP? 

O atendimento ocorre por agendamento presencial ou e-mail. “O canal de comunicação com os alunos é por e-mail e logo teremos a intranet para agilizar ainda mais a divulgação das oportunidades e eventos do NEMP.” 

Para aproveitar melhor os serviços, Lucélia recomenda participar de workshops, buscar orientação de carreira, engajar-se em atividades extracurriculares e trilhas de desenvolvimento, além de utilizar os canais de comunicação para se informar sobre vagas e parcerias. 

Para saber mais, acesse aqui a área do Núcleo de Empregabilidade.