Após leitura do livro, Grupo de Pesquisa da FESP se reúne para assistir ao filme de mesmo nome e na sequência debater sobre questões como racismo, justiça e empatia
Neste sábado (30/08), o Grupo Literatura e Multidisciplinariedade transmitiu o filme O Sol é Para Todos (1962). O encontro foi a conclusão do debate quinzenal que moveu os participantes ao longo de todo o primeiro semestre, abordando temas como racismo, justiça e empatia.
“Foi um sábado letivo extremamente proveitoso, pois logo no início do segundo semestre já exibimos o filme, marcando o início do nosso novo ciclo de atividades. A partir dessa atividade, complementou-se a leitura do livro de mesmo título, efetuada no semestre anterior”, explica Thereza Cristina D’Espindula, professora da FESP e coordenadora do Grupo de Pesquisa Literatura e Mutidisciplinariedade.
“O filme trouxe à tona novamente algumas reflexões já ocorridas nos encontros: o racismo americano explícito em comparação com um racismo brasileiro, mais velado; a supremacia branca, impondo sanções muitas vezes arbitrárias; a extensão e desdobramento de condenar alguém; a narração despojada e, ao mesmo tempo profunda, de uma criança e, por fim, se o título afirmativo do filme – O sol é para todos – não poderia ser também uma pergunta”, complementa Thereza.
Próximos encontros
Neste segundo semestre de 2025, outras duas obras da literatura brasileira movimentam o Grupo Literatura e Multidisciplinariedade da FESP. “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior; e “O alienista”, de Machado de Assis. As reuniões ocorrem às sextas feiras, das 11h30 às 12h30, a cada 15 dias e são abertas à comunidade acadêmica da FESP.
As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas por meio deste formulário.
O objetivo será ler e discutir, ao longo do semestre, essas duas obras literárias. As reuniões ocorrem quinzenalmente, intercalando encontros presenciais e online. Ao fim do semestre, o grupo desenvolverá uma ou mais produções acadêmicas, a partir das obras em questão, contemplando as diversas áreas de graduação da FESP.
Para participar, serão critérios de seleção:
Graduação anterior em qualquer área do conhecimento ou ter, no mínimo, cursado 4 semestres do curso atual;
Ter disponibilidade para a leitura da obra;
Ter disponibilidade para comparecimento às reuniões;
Participar dos debates, contribuindo com sua expertise.
Deixar um comentário