No dia 16 de abril, os estudantes do 5º período do curso de Psicologia da FESP realizaram uma atividade prática de Psicoeducação com os alunos da Escola Estadual Pedro Macedo. A escola é uma das instituições de ensino mais tradicionais de Curitiba e a ação – que também contou com a presença de alguns pais – visava promover a saúde mental e fortalecer os vínculos familiares por meio de dinâmicas e oficinas. 

A Psicoeducação, abordagem terapêutica fundamentada na orientação e informação, foi o foco da atividade e utilizou como base, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).  

Supervisionado pelo professor Samuel Antoszczyszen, o projeto buscou desenvolver nos estudantes da escola habilidades para lidar com emoções, comportamentos e desafios cotidianos. 

“O projeto foi voltado para pais e alunos, abordando aspectos essenciais para uma relação psicologicamente saudável entre pais e filhos”, explicou o professor. 

Para Bruna Dias Chagas, aluna participante da ação, a experiência foi enriquecedora: “Foi sensacional. Falamos sobre a importância da família nos estudos dos filhos. O meu grupo realizou uma dinâmica sobre empatia e criação de laços. Depois, cada sala aprofundava os temas discutidos”. 

Envolvendo a comunidade na promoção da saúde mental 

A iniciativa recebeu elogios da comunidade escolar. Eufrozina Brandão, assistente social da Fundação Hutec/NRE Curitiba/PR (Setor Portão), destacou a relevância do trabalho desenvolvido. 

“Queridos alunos, professor Samuel e coordenação da FESP, agradecemos pelo excelente trabalho, pelas oficinas bem organizadas e pelo carinho demonstrado. Foi um momento de integração e aprendizado. Um abraço com muito carinho”. 

Na visão da diretora da Escola Estadual Pedro Macedo, Elisabete Moreira Batista de Oliveira, a atividade gerou um impacto positivo em todo o entorno da escola. 

“Nosso auditório ficou lotado e extasiado com a temática trazida pelos acadêmicos. Tivemos cinco oficinas muito disputadas, onde a empatia e a reflexão foram protagonistas. A comunidade já pede por mais ações como essa. Meus sinceros agradecimentos a todos os envolvidos. O amor se destacou, mesmo com a dor sendo evidenciada”, declara. 

Para o professor Samuel Antoszczyszen, fica a sesnsação de dever cumprido: “Estou extremamente orgulhoso! Foi uma noite espetacular. A diretora, os alunos e os professores ficaram encantados com o trabalho. Vocês demonstraram ética, profissionalismo e superaram todas as expectativas”. 

A atividade reforça a importância das práticas de extensão universitária, promovendo a integração entre o ensino superior e a comunidade escolar, e contribuindo para uma formação mais humanizada e transformadora.