Alunos de Psicologia da FESP promovem intervenção na Escola Estadual Doracy Cezarino 

Em uma ação marcada pelo diálogo, empatia e transformação, estudantes do 5º período do curso de Psicologia da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), sob a orientação do professor Samuel Antoszczyszen, realizaram uma intervenção psicoeducacional na Escola Estadual Doracy Cezarino, com o tema “Bullying e Outras Formas de Violência”. 

A atividade integrou a disciplina Psicoterapias Cognitivas Comportamentais e teve como proposta promover reflexões sobre os efeitos da violência entre adolescentes, a partir da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). 

 

Da demanda escolar à construção coletiva 

A escolha do tema surgiu a partir de uma demanda da própria escola, que relatou episódios recorrentes de bullying e comportamentos agressivos entre os estudantes. Com base nisso, os universitários — guiados pelo professor Samuel — planejaram uma intervenção sensível e participativa, fundamentada nos princípios da TCC. 

“Durante nossas aulas, refletimos sobre o impacto dessas vivências na saúde mental dos adolescentes, que estão em uma fase de grandes transformações emocionais e sociais. A TCC, com seu foco nos pensamentos automáticos, esquemas disfuncionais e comportamento, ofereceu uma base sólida para construirmos uma intervenção eficaz, sensível e embasada cientificamente”, explicou o professor Samuel. 

(Foto: Depositphoto)

Roda de conversa, criatividade e protagonismo juvenil 

A intervenção foi conduzida por meio de rodas de conversa, dinâmicas participativas e produções criativas realizadas pelos próprios alunos da escola. Conceitos como os diferentes tipos de bullying (verbal, físico, psicológico e virtual), os impactos emocionais (como ansiedade, baixa autoestima e isolamento) e estratégias para o enfrentamento da violência foram abordados de forma acessível e envolvente. 

Entre as atividades, os estudantes organizaram a produção de cartazes, desenhos e mapas mentais com palavras positivas, além de uma dinâmica em que as crianças foram incentivadas a se retratar como super-heróis, com “superpoderes” para lidar com situações de violência. 

“Trouxemos muito essa questão de quais são os superpoderes que você pode usar quando alguém pratica bullying com você. Foi muito bacana, os alunos interagiram e participaram com entusiasmo”, relatou Brenda Itelvani, acadêmica que participou da ação.

Brenda também destacou a importância do trabalho colaborativo da turma e o protagonismo dos colegas no planejamento e execução da intervenção: 

“Como acadêmica, foi muito valiosa essa oportunidade que o professor Samuel proporcionou. A gente trabalha muito no âmbito social, e é fundamental ter esse contato direto com a comunidade. Foi uma experiência única.” 

Um aprendizado mútuo 

A recepção da escola também foi destaque. Segundo os participantes, a acolhida por parte da direção, professores e Secretaria da Educação foi essencial para o sucesso da atividade: 

“A diretora e os professores nos acolheram de forma incrível. Ficou evidente para nós o quanto esse momento foi precioso para os alunos”, completou Brenda. 

Ao final da intervenção, os ganhos foram percebidos em ambas as partes: 

“Os estudantes da escola saíram mais conscientes do impacto das violências silenciosas e da importância de buscar apoio. Já os acadêmicos saíram mais confiantes no uso da psicoeducação como ferramenta terapêutica e preventiva”, afirmou o professor Samuel. 

 

Extensão que transforma 

A ação reforça o compromisso da FESP com a extensão universitária e com a formação de psicólogos comprometidos com as necessidades reais da comunidade. Experiências como essa mostram que a universidade pode — e deve — ser um agente ativo de transformação social. 

“Espero que o professor continue nos proporcionando experiências como essa, porque realmente fazem a diferença. Foi uma vivência que nos tocou profundamente e que, com certeza, levaremos para a vida profissional”, concluiu Brenda. 

A FESP parabeniza os estudantes envolvidos e agradece à Escola Estadual Doracy Cezarino pela parceria e acolhimento. A expectativa é que ações como essa se ampliem, contribuindo para ambientes escolares mais seguros, acolhedores e saudáveis.