Com uma proposta inovadora para enfrentar os desafios apresentados, um grupo de estudantes da Faculdade FESP conquistou um lugar entre os 10 finalistas do Hackathon SAE Brasil de Mobilidade 2025. O evento, que reuniu equipes do Paraná e de Santa Catarina, teve como tema central “Tecnologia a serviço de uma mobilidade mais sustentável e competitiva”, incentivando soluções voltadas à descarbonização, à economia circular e ao uso de inteligência artificial.
A equipe da FESP foi composta por três alunos do curso de Direito e um aluno do Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), sob a orientação da professora Amanda Veiga Spaller. A estudante de Direito Deiziane Pinto de Novais foi a responsável pela apresentação do pitch final, que despertou o interesse não apenas dos jurados, mas também de uma empresa presente no evento.
“Foi uma experiência incrível”, conta Deiziane. “A gente aprende a explorar o nosso potencial se desafiando. Sem dúvida, essa vivência vai me tornar uma profissional mais preparada e conectada com as novas demandas do mercado.”
As dúvidas técnicas levantadas pelos avaliadores foram esclarecidas pelo aluno Christyan Peres de Souza, do curso de Sistemas de Informação, que contribuiu com a base tecnológica da solução:
“De forma geral, participar do hackathon ampliou muito minha visão sobre o uso mais assertivo da inteligência artificial, tanto em aplicações reais quanto para nosso aprendizado acadêmico. Foi um passo importante para entender como conectar teoria e prática usando tecnologia de ponta.”
Os alunos também destacaram os ganhos pessoais e acadêmicos proporcionados pela participação:
“Foi uma experiência muito rica em aprendizado, além de proporcionar um excelente networking com várias empresas que acompanharam o evento.”
A professora Amanda Veiga Spaller, responsável pela orientação da equipe, destacou que competições como o Hackathon oferecem um ambiente dinâmico e desafiador, estimulando o raciocínio crítico e incentivando os participantes a saírem da zona de conforto.
Para ela, ao vivenciarem uma atividade prática e conectada ao mundo real, os alunos complementam de forma valiosa não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento pessoal e profissional. Amanda ressaltou ainda a importância do contato com ideias e pessoas diferentes — algo cada vez mais exigido pela sociedade e pelo mercado.
A profa. Amanda também reconheceu o apoio institucional da FESP, que esteve presente no evento, como essencial para o bom desempenho da equipe. No entanto, enfatizou o protagonismo dos estudantes, que demonstraram criatividade, espírito colaborativo e capacidade de desenvolver uma solução inovadora para o desafio proposto.
“Foram dias de trabalho intenso que geraram um resultado muito positivo. Eu, como mentora da equipe, posso afirmar que a motivação dos alunos, aliada ao incentivo da instituição, foi essencial para esse desempenho”, ressalta.
A participação no hackathon proporcionou aos alunos uma verdadeira imersão em temas contemporâneos de alta relevância, como a aplicação da inteligência artificial na mobilidade urbana, além de oferecer uma valiosa vivência prática em inovação e empreendedorismo.
O Hackathon SAE Brasil de Mobilidade 2025 foi promovido pela SAE Brasil, organização referência em mobilidade, engenharia e inovação tecnológica. A etapa final do evento contou com um júri especializado e representantes de empresas dos setores automotivo e tecnológico.
A conquista reforça o compromisso da FESP em incentivar seus estudantes a participarem de iniciativas que unem teoria e prática, promovendo soluções para problemas reais e preparando profissionais mais engajados, conscientes e inovadores.
Leave A Comment